COMO REGISTRAR O NOME DE SUA EMPRESA | 11 de Maio, 2018
Um dos desafios de iniciar um negócio é inseri-lo no mercado, e um dos meios para realizar isso é através do registro da marca- o que também pode ser um conflito para muitas empresas, visto o desconhecimento acerca desse processo e a burocracia. O registro da marca é mais simples do que aparenta, e estar ciente das fases para isso pode ser essencial. Apesar disso, o registro é de grande importância para que não haja cópias e que o público seja capaz de discernir sua marca das demais.

A princípio, o nome fantasia de sua empresa e as imagens associadas a ela, já tem uma forma em sua mente, contudo deve se fazer uma busca para garantir de que essas referências já não existam e a sua criação seja de fato algo genuíno, lembrando que a prioridade é dada em ordem de solicitação de registro.

Delimitar qual a oferta de sua marca também é um fator definitivo que pode ser indicador para a marca, como definir o que será a venda: um serviço, um produto físico etc. Além da restrição de apresentação da marca, em que você decidirá se vai trabalhar com um nome, uma logomarca, um slogan entre outras possibilidades.

O seu público e seu serviço são pontos que definirão a parte estética do nome e logotipo, o consumidor que deverá escolher a marca a princípio, então o nicho deve sentir-se atraído pelo que é oferecido.

Quanto a parte mais burocrática, varia de acordo com o tipo do cadastro, em pessoa física ou jurídica. Ambas exigem uma documentação, esta primeira apenas um RG, CPF e declaração de trabalhador autônomo, e a segunda exige CNPJ, Cópia de requerimento do empresário, estatuto social, declaração de microempresa, certificado de microempreendedor individual e talvez alguns aditivos.

A marca é efetivamente registrada depois do pagamento, pelo GRU (Guia de Recolhimento da União), após o cadastro no INPI e o preenchimento de um formulário online, onde será informado o nome desejado, endereço e imagens relacionadas a marca. O processo completo pode ser acompanhado online com 60 dias de permissão para oposições até que o registro seja realizado. Não perca essa oportunidade de crescer!

Redação: Raquel Marconato - São Paulo
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